A MORSO é um projeto desenvolvido por Davide Lupidi da 2EDGES, mestre em combate com facas no estilo Italiano, e pelo Gunnar, cuteleiro parceiro aqui da #area51 e foi aluno do Lupidi num seminário, pensada para ser uma arma curta e eficiente.
mais detalhes e mais fotos aqui no site: http://area51.com.br/morso/
Nas palavras do Lupidi:
“Eu fiz testes para ver se a arma era pequena demais para servir em todos os movimentos defensivos que eu acho prioritários. Queria ver se bloqueava bem, se barrava bem… e a Morso serviu bem sim. Não tem muito risco de falhar por causa da lâmina não ser grande como as de duelo (15/16cm ou mais). A inclinação da lâmina é boa para impedir os ataques e, com movimentos mínimos do pulso, se orienta com extrema facilidade perpendicularmente aos golpes que chegam.
O formato da arma, a guarda inclinada e o balanceamento também favorecem o alongamento seguro e protegido da pegada, mantendo porém ela firme. Isso faz recuperar um ou dois centímetros, que sobressaem da mão em forma útil e contribuem para o maior alcance da arma. Portanto, acaba sendo como se ela fosse aumentada.
No final das contas temos uma arma bonita e resistente, de aço bem espesso, mas leve e confortável de se portar. São 10cm de lâmina, dentro da lei, mas cuja pegada se alonga facilmente para obtermos uma parte ofensiva exposta de um total de 12 ou 13 centímetros talvez. As inclinações favorecem as demais ações defensivas mesmo sendo uma arma pequena. A ponta é assustadora e tem toda a reminiscência das armas de combate antigas. Me trouxe o sabor da minha terra, as memórias das lãminas ágeis do duelo tradicional italiano, só que numa faca mais curta e bem mais forte do que elas.”